Resenha: Boa Noite
''Esse livro é para todas as meninas, garotas e mulheres. Não deixem que digam que não são capazes, vocês podem ser o que e quem quiserem.''
Oi genteeeeeeee, a resenha de hoje é sobre Boa Noite da autora Pam Gonçalves. Eu ameeei essa leitura gente, sério!
O livro conta a história de Alina, uma garota bem tímida e estudiosa que está indo para a faculdade,e por conta disso tem que sair de sua cidade e ir morar numa república. Ela é uma das poucas mulheres cursando Engenharia da computação, e sofre com muitos gestos e atitudes machistas dos colegas e até mesmo dos professores.
Durante a história, é inevitável que ela não conheça o mundo das festas dos universitários, e durante essas festas ela presencia vários acontecimentos que a fazem ver o quanto as mulheres são maleáveis nas mãos de alguns espertinhos da faculdade.
Com uma pitada de romance (que não pode faltar), mesmo que não seja o foco da história, Boa noite conseguiu derreter meu coraçãozinho de manteiga.
Eu adorei a mudança de cenários, a história se alterna entre bar, festas, faculdade, republica, casa de amigas...
A minha opnião sobre o livro ja ficou bem clara né? Eu adorei!
Trata de assuntos muito importantes como abusos (sexual, psicológico, de autoridade entre outros), feminismo, a maneira como a mulher é vista na sociedade moderna, e isso sem se tornar uma leitura pesada.
Serio gente! Boa noite é uma delicia de ler. A linguagem é bem atual, a leitura é super fluída, e leva o leitor a refletir sobre o contexto atual da sociedade sem perder a leveza do livro (e isso me deixou chocada, geralmente livros com finais reflexivos são mais pesados de ler).
Pam conseguiu colocar um pouquinho de tudo que agrada um leitor em poucas páginas. E é super fácil se identificar com a Alina e sentir empatia com a personagem.
Sobre a edição: A capa é lindaaa, as páginas são daquelas amareladas que nós leitores amamos. Na avaliação a história ficou com 9 e a capa com 8.
Recomendo esse livro a todas as mulheres e meninas, e a todos os homens que querem entender um pouco mais sobre a mulher moderna, seus desafios e o porque ela exige respeito (que é direito um principal não só das mulheres, mas de todo ser humano).