top of page

O grande mito das bactérias


Quando éramos crianças e chegávamos da rua depois de termos brincado na lama ou na areia, nossas mães sempre nos diziam: “ Vai tomar um banho, pois você está sujo e cheio de bactérias”. Sempre, desde crianças, fomos condicionados à pensar que as Bactérias eram nossos maiores “Vilões”. Mas será que isso é verdade? A resposta pode ser SIM ou NÃO. Sim, pois algumas bactérias podem causar doenças sérias como a sífilis e até matar. Entretanto, há outras bactérias que fazem bem ao nosso organismo.

Introdução às bactérias

Vamos fazer uma leve introdução sobre o que são “Bactérias”. Bactérias fazem parte do reino “Monera”. São seres invisíveis a olho nu, em outras palavras, não podemos vê-los sem o auxílio de um microscópio bem potente. São unicelulares (possuem uma única célula) e, também, são “Procariontes” (Não isolam o material genético em um núcleo).

Muitas pessoas fazem uma "alusão" errada com referência às Bactérias e os vírus, achando que eles são, as vezes, a “mesma” coisa. Não, ledo engano. Ao contrário dos Vírus, as bactérias são seres vivos, pois possuem células e podem se reproduzir. Os vírus, até hoje, cientistas não chegaram à uma conclusão, entretanto, a ideia mais aceita é que eles não são seres vivos, pois necessitam de um “hospedeiro” para se reproduzir (mas esse é um assunto para um post futuro).

Os remédios que são geralmente receitados para tratar doenças causadas por bactérias Patogênicas, são chamados de “Antibióticos” (Anti + biotikos = contra um ser vivo). Um dos grandes avanços da ciência, em relação à criação de um medicamento que pudesse combater várias infecções contra micro-organismos, foi a criação da Penicilina (Benzetacil), descoberto pelo médico escocês “Alexander Fleming”. Hoje, por exemplo, podemos tratar a sífilis e a difteria que, antigamente, eram doenças muito difíceis de serem tratadas, sem esse medicamento.

Entretanto nós ,hoje em dia, consumimos alimentos com Bactérias em seus meios como os iogurtes, por exemplo, que são feito com Lactobacilos, um tipo de bactéria. Temos também as bactérias da flora intestinal que são muito importantes pois criam vitaminas e também ajudam no processo geral da digestão. No órgão reprodutor feminino (Vagina) também se encontra várias bactérias que trabalham à favor do organismo para protegê-los e em muitos outros lugares.

O que podemos tirar de conclusão é que, Sim as Bactérias podem fazer mal, entretanto, outras não. Resumindo “Nunca julgue um livro pela capa. Nesse caso pelo nome (risos).

Bom Galera, foi só isso por hoje. Espero que vocês tenham gostado do post. Se vocês tiverem algo para acrescentar, sintam-se livres para deixarem seus comentários. Até a próxima!

QUEM SOMOS...
Assuntos Recomendados
Siga "TUDO SABE"
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page