top of page

HIV E AIDS - O grande e alarmante problema de saúde pública mundial

Como hoje (1 de dezembro) é o dia internacional de luta contra a “AIDS”, vamos esclarecer um pouco sobre o que é essa doença que é, como diz o título desse texto, um grande e “alarmante” problema de saúde pública, não só no Brasil, mas sim em todo o mundo (Pandemia).

A “AIDS” é uma doença infecciosa causada pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), que ataca o sistema de defesa do corpo humano (Glóbulos brancos). Vamos tentar explicar de forma clara como isso acontece.

Em nosso sangue há diversas células e substâncias que são essenciais ao nosso metabolismo. Sendo assim, podemos citar as quatro mais comuns: Plaquetas (trombócitos) que são responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea, Plasma que podemos dizer que é a parte “líquida” do sangue, hemoglobina que dá o pigmento vermelho ao sangue e também garante o transporte de oxigênio e os glóbulos brancos que tem a função de proteger o nosso corpo contra “invasores”.

O vírus da AIDS (HIV) ataca os nossos glóbulos brancos, em outras palavras, enfraquece o nosso sistema de defesa (imunológico), fazendo com que ele se torne frágil em relação a outras doenças infecciosas que uma pessoa infectada possa desenvolver. Então é muito comum que pessoas “Soropositivas” podem desenvolver outras doenças como a Pneumonia, por exemplo.

A AIDS é uma DST (Doença sexualmente transmissível) como a sífilis e a gonorreia, ou seja, é geralmente adquirida por contato sexual. Entretanto, se uma pessoa não infectada com o vírus compartilhar seringas ou outros objetos cortantes com quem está infectado, possivelmente a doença pode ser adquirida. A AIDS também pode ser congênita, em outras palavras, pode passar de mãe para filho na hora do parto.

Método de prevenção:

O método de prevenção mais eficaz contra a AIDS é o uso de preservativo (camisinha). Entretanto, também é melhor evitar compartilhar seringas com outras pessoas, pois isso normalmente acontece com pessoas usuárias de drogas injetáveis como a Heroína, por exemplo.

Tempo de incubação: A AIDS pode ficar até 10 anos sem se manifestar em uma pessoa infectada. Temos também que ter em mente que a pessoa pode sim, ter o vírus da AIDS (HIV), e não apresentar os sintomas.

Onde ela é encontrada: Na mucosa dos órgãos genitais, no sangue e também, em caso de gestantes, no leite materno.

Curiosidade: Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como “Cazuza” foi um músico Brasileiro que morreu em decorrência de complicações devido a “AIDS”.

Glossário:

Pandemia: É o alastramento de uma doença infecciosa para um continente ou até mesmo para o mundo.

AIDS: É uma sigla em inglesa que significa “Síndrome da imunodeficiência adquirida".

Soropositivo: Pessoas que possuem anticorpos contra determinados tipos de doenças no sangue, mas geralmente faz referência à quem possui o vírus HIV no sangue.

Bom galera, foi tudo isso por hoje, espero que o texto tenha sido no mínimo “esclarecedor” para vocês e que vocês tirem proveito dessas informações. Um abraço e até a próxima.

QUEM SOMOS...
Assuntos Recomendados
Siga "TUDO SABE"
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page