5 gírias e expressões de antigamente que quase não usamos mais
Imagine que já existisse uma máquina do tempo que te levasse para dar uma volta nas ruas dos anos 70 e 80, e enquanto você anda na rua, uma pessoa te chama e diz “Você é um pãozinho em!”. Você por acaso o entenderia? Pode ser que você, que nasceu nos anos 90 e, nos anos 2000 não entenda, mas provavelmente os seus pais e os seus avós sim.
Para nós, jovens, um "Pão" é nada mais do que um "Pão" que compramos na padaria, mas neste caso, o “Pão”, é um elogio muito antigo e que, quase não se escuta mais nos dias de hoje. O “Pão”, neste caso, se refere à uma pessoa “bonita”. Hoje em dia, essa gíria fora substituída por “gato ou gata” (dependendo se o elogiado é homem ou mulher). Para quem estuda química ou outro tipo de ciência da natureza se depara muito com a frase de “Antoine Lavoisier”, considerado o pai da química moderna que diz o seguinte: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Obviamente, esse “Gênio” da química estava falando das substâncias químicas encontradas na natureza, entretanto isso não nos impede de “roubar” esse conceito e aplicar à linguística.
Como na natureza nada se perde, se cria, mas se transforma, na linguística não é diferente, pois não só a língua portuguesa, mas outros idiomas sempre mudam com o passar do tempo. Hoje vamos listar 5 palavras ou expressões que os nossos pais e avós usavam, mas que hoje quase não se escuta mais falar.
1. Dar no pé
“Dar no pé” é uma expressão antiga que fora substituída, hoje em dia, pela famosa expressão “meter o pé” que significa basicamente “ir embora”.
2. Bicho
“Bicho” é uma gíria antiga, pouco usada nos dias de hoje, mas não totalmente descartada. Usada por homens, hoje em dia usamos mais o “Cara, Brother" ou "Parceiro”.
3. Maior barato
Essa é uma expressão que, uma vez ou outra se escuta, porém com muita dificuldade de ver alguém usando ela. Hoje em dia, as pessoas a substituíram por
“maneiro, da hora” ou, até mesmo, pelo “que massa”.
4. Grilado
Outra Gíria que pouco se escuta nos dias de hoje é a gíria “Grilado”, que fora substituída por “bolado”.
5. Pra lá de marrakesh
Sinceramente, se eu escutei essa expressão 1 vez na minha vida foi muito (risos). Brincadeiras à parte, essa é uma expressão que se refere à uma pessoa que está fora de sí, ou o famoso “chapado”.
Bom galera, foi tudo isso por hoje, espero, de coração, que vocês tenham gostado, e se vocês conhecerem outras gírias ou expressões de antigamente podem comentar. Até a próxima!
Fonte : WWW (World Wide Web)